quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIARIO DE BORDO

Amigos e amigas,

Aqui na Itália, hoje, dia de Todos os Santos, 1° de Novembro, é feriado, dia santo!

São apenas 9,30 h, e já celebramos a missa em nossa "capela de casa". Em meu focolare-comunidade somos em seis, e três são sacerdotes. É por isso que temos a missa “a portata-di-mano”. Sempre me impressionou o texto do Apocalipse que hoje se lê na primeira leitura da missa, a resposta que o "Ancião de muitos dias" dá à pergunta do Evangelista: — “quem são aqueles que fazem parte da multidão imensa, que estão de pé diante do Trono? — "São todos aqueles que lavaram e alvejaram as próprias vestes no Sangue do Cordeiro". Aqui aparece com toda força a compreensão que as primeiras comunidades tinham do significado da morte e ressurreição de Jesus: ela serviu para alvejar tudo, — toda dor, toda angústia, perseguição, todo mal, qualquer sofrimento, tudo de ruim, enfim, todo pecado, — e de todos, de qualquer um, de quem quer que seja... E a multidão imensa (infinita...), de pé diante do trono, quer significar a humanidade de todos os tempos que aproveitou da lição do "Cordeiro". E Chiara nos ensina como sendo os frutos de Jesus Abandonado, a expressão máxima do amor de Deus, que em Jesus, se anulou "até a morte [até o abandono], e morte de cruz". E Chiara conclui em uma de suas meditações: "agora compreendo como é grande o amor de Deus por nós, com qual medida ele nos amou, ao ponto de abandonar o próprio filho, por nós...".

Nas intenções solenes da missa, lembramos de todo mundo, especialmente dos que sofrem, dos que estão "lavando" as próprias vestes no sangue do Cordeiro. Quem sabe você, seu irmão, irmã, seus queridos, seu namorado, amigo, quantos estão sendo provados, violentados, que não tem como viver, não tem como continuar a vida. Todos os que estão sofrendo em vista das catástrofes naturais, como os que sofrem com as inundações na Tailândia, pelo terremoto na Turquia, pelas trombas d'água no norte da Itália (onde já morreram 10 pessoas], pelos países em guerra, do Oriente médio, norte d'África... E... no final, nos sentimos que, em Jesus, a humanidade toda somos todos nós, uma única família, todos somos herdeiros do sangue do Cordeiro e podemos “alvejar nossas vestes em seu sangue!”. Que grande ensinamento, esse de hoje. Se conseguirem, leiam as leituras da missa de hoje... e aproveitemos juntos da lição que elas nos presenteiam.

QUEM AMA VIGIA!

Olhem só a nova Palavra de Vida de novembro!... é mais uma vez... uma grande surpresa! Essa coisa de "Vigiar", quem ama vigia... espera, aguarda, está ligada... Que o amor é um estado, uma atitude permanente do ser humano. É como estar com o fio ligado na corrente... para que a luz esteja acesa... Gostei! Vejam como ficou minha construção em Power Point. Lembrem-se, coloco também na Internet...

http://vimeo.com/31382453

Se desejar o Power Point, é só pedir: joaomanoelmgoo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário