terça-feira, 5 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO = 5

NA CHAPADA, 04/07/2011

A passarada é tanta que rouba minha atenção. Inventei nesses dias de colocar cascas de mamão e pedaços de pão aqui na beirada da varanda… Ladeando a varanda plantas com micro-flores em cachinhos são visitadas continuamente por beija flores minúsculos, que mais parecem um coquinho seco voando… A cinco palmos, está um arbusto que não conheço, de folhas parecidas com planta de café, mas carregado de cachos suculentos de una frutinha em estado de coma aos bem-te-vis… Eles aparecem e fazem graça. Não agüentei ficar na rede e vim escrever, enquanto espero que o filme da Palavra de Vida, que terminei ontem, consiga concluir o Up-Load. É já a terceira tentativa de tentar carregar no Vimeo, o filme de cinco minuto. Ontem já tinha durado 4 horas e meia de transferência… durante todo o joguinho do Brasil… e mais … Mas aconteceu que faltava apenas 2%… e caiu a internet. Aliás, foi desligada… À noite, retomei… também parou… Agora… parece que vai!

Mas não disse onde estou! Procurem adivinhar: não olhem as fotos… O céu é de um azul que nunca vi… Parece de tons metálicos, cobalto, azul turmalina; às vezes anil, como aquela pedra de anil que a dona Ana, minha mãe, dissolvia na bacia para alvejar as camisas brancas! Mais uma dica: parece uma ilha verde, dentro de um sertão, semi-árido. As montanhas, tem tudo de Colorado, nos EUA, … mais lindas. As águas cor de champagne que descem das alturas, em cascatas, em cachoeiras, em corredeiras, formando enormes piscinas… Ainda tem o garimpo. Quanta gente espera encontrar um diamantizinho prá melhorar de vida… Já deu muito. A cidadezinha foi rica. Barroca, bem cuidada. As casinhas todas pintadas, cada uma de uma cor. As igrejas coloniais. Cento e oitenta anos tem a cidade de Lençóis, a capital, a mais importante da Chapada Diamantina. Mas já vi que para conhecer um pouco, pelo menos os lugares mais lindos, pelo menos um mês… seria necessário.

Amanhã faz uma semana que estou aqui. Estamos na Pousada Lumiar, me acompanha o Ivanaldo, o focolarino responsável pelo Movimento no Nordeste. Ainda bem! Um companheiro e tanto. Fazer as trilhas sozinho, teria sido um desperdício… Hoje encontramos uma cachoeira de água cristalina… que formava uma piscina natural, transparente… Não posso afirmar que se trata do Paraíso na Terra, mas algo que poderia dar alguma idéia dele, e que se encontrássemos algo igual por lá… certamente o deixaria mais completo!

São os 12 dias de férias, os que consegui, nesse ano. Segunda que vem, dia 11, parto para São Paulo. Por 10 dias, fico na Mariápolis Ginetta. Acho que vai dar para ver alguns parentes… e alguns amigos, espero. Dia 22, parto para Florianópolis, lá estará o Fernando Rossi, focolarino responsável da região do Sul. Espero poder estar com o Nando e a Letícia. Temos guardadas algumas horas de conversa, continuação da viagem deles pela Itália… De lá, ainda não nos vimos mais… Três dias em Floripa, e parto para Porto Alegre, onde nos esperam todos/as responsáveis do Movimento, para o encontro semestral, em São Leopoldo. Nunca estive lá no Centro Mariapolis Arnold. O Arnold, foi um colega focolarino suíço do meu tempo, que numas férias escalando as montanhas, caiu de uma grande altura. Chiara deu o nome dele a esse Centro Mariápolis, bem ao lado da Universidade Unisinos, dos padres Jesuítas. O vice-reitor é meu amigo, trabalhamos por quase 8 anos na equipe de assessores de Comunicação da CNBB. Depois ele foi o Presidente da UCBC, (entidade Ecumênica de Comunicação Social), e eu era o Diretor de Comunicação… Substituíamos a mais famosa diretoria do Prof. Ismar de Oliveira… Meu único livro publicado, tem a parceria com ele. Seria uma alegria encontrar o Gilberto na Unisinos. Ele tinha uma admiração enorme pelo Movimento, porque, apesar do conceito de então (1982-85) de que todos os Movimento eram "alienados", fora da realidade, se admirava porque a Obra de Maria colocou-me a disposição para esse trabalho.

De Roma parti no dia 26, às 6 da manhã. De casa saímos 3,30hs. O Iride, meu co-irmão de focolare, me levou. Não fosse o ideal da unidade, que nos faz nos ver todos os dias "novos", não teria me levado. Brigamos, no dia anterior da partida. Uma vergonha, discutir por… $$$… Ele é o nosso "vermelho" (= controle das nossas contas do focolare…) Tinha que acertar as contas para esse período de 2 meses longe… Mas assim que percebemos a nossa "santa cretinice", imediatamente nos pedimos desculpas! E foi feio. Não pensava que isso poderia ainda acontecer em minha vida! Cedinho ele estava batendo na minha porta! Grande Iride. Sim é ele, talvez o primeiro gen 2, do Movimento, o eterno Iride.

Antes de partir deu para fazer uma visitinha ao padre Záttera… que muitos de vocês conhecem. Tem agora 96 anos. Lépido, inteligente, não é um "velho". Nos confessamos com ele, no nosso escritório, onde vem, pontualmente. Agora está hospitalizado. Teve um derrame. Um lado paralisado. Estive algumas vezes com ele. Também para assisti-lo, para dar de comer, conversar, sorrir. Se emociona muito… Por que, Pe. Záttera? “Deus me está provando! É o momento da verdade… Acho que está chegando a minha hora. Me sinto sozinho… sem Deus!!!.” E não adianta consolá-lo. Fui entender melhor quando traduzi a Palavra de Vida: “Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Que coisa! Era Jesus que experimentava isso: "será que Deus, o Pai, está me ouvindo? Será que Ele está vendo o que está por acontecer? Devo mesmo morrer, ser crucificado? Como devo proceder? Vigiai! Estejam alertas! Não se deixem enganar pelo inimigo, que quer nos ver no desespero, ou na ira, no medo, usar da violência… Não seja feita a minha, mas a Tua vontade!"… Essas coisas vieram dentro de mim! Quando saí do quarto do Pe. Záttera, quis me abraçar e fazer o sinal da cruz na testa… Nunca mais tinha visto isso, desde criança. Será que o verei? No fundo, acho que sim!

Essa Palavra de Vida… me ensinou muito. Li, reli várias vezes! Experimentem!

Dessa vez, não consigo mandar o Power Point, só consigo mandar o link para ver o filme na Internet. Basta clicar nele ( em verde), com a internet acesa, e vai sozinho lá… Você pode também mandar o link (o endereço) para as outras pessoas que por acaso alguém de vocês tem tido a coragem de re-mandar essa Palavra todo mês! Depois, me contem se deu tudo certo.

Agora, um abraço grande, para vocês!

Mando algumas fotos aqui da Chapada… (já que não tem o Power Point… para pesar o arquivo).

O TAL DO LINK: http://vimeo.com/26011200

Nenhum comentário:

Postar um comentário